Para mais receitas, entre no nosso site: www.servegana.com

As fotos e receitas deste blog podem ser usadas livremente apenas na internet e com os devido link diretamente para o site www.servegana.com. Agradecemos a compreensão e o carinho de todos.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Variações do Pesto



20/11/2012
O pesto é um molho muito fácil e rápido de fazer. Agrada a muitos paladares e é muito versátil, ou seja, podemos usá-lo em saladas, batata assada, macarrão, torradinhas (bruschettas), em wraps, em sanduiches, com purês, etc.
O pesto convencional é o de manjericão. A receita básica é manjericão, alho, azeite, pinoli (no Brasil usamos castanhas de caju) e sal. Tudo passa pelo processador e está pronto.
Hoje fizemos algumas variações do pesto, com outros ingredientes. Receitas tão fáceis quanto a do pesto original e que podem ser muito úteis no dia-a-dia.


A foto é uma BATATA ASSADA COM PESTO DE BRÓCOLIS E CHAMPIGNON

 
Para o Pesto de brócolis
5 a 6 ramos de manjericão (usar as folhas)
1/2 brócolis japonês (somente as flores, sem os cabos)
1/2 dente de alho
2 colheres de limão
10 azeitonas verdes
castanha de caju a gosto
azeite a gosto
sal (se necessário) a gosto
 
 
Refogue o brócolis em uma frigideira, com um pouquinho de água. Deixe que seque e que fique ao dente. Coloque num processador o brócolis e os demais ingredientes e bata até virar uma pasta.
 
Para a batata assada:
4 batatas grandes
champignon (cogumelo paris em conserva) a gosto
 
Envolva as batatas em papel aluminio. Leve ao forno por 1:30h (ou mais) a 180°C. Espete um garfo para ver se está macia. Corte em duas partes (ou deixe-as inteiras e faça um furo central). Retire um pouco do recheio da batata. Acrescente azeite misturado a um pouquinho de sal. Misture bem o miolo da batata a essa mistura (isso vai ajudar para que a batata não fique sem graça). Acrescente o pesto e os cogumelos picadinhos e recheie a batata de volta. Sirva quente!
 
 
 
MACARRÃO COM PESTO DE TOMATE SECO
 
 
 


11 tomates secos
1/2 dente de alho
6 azeitonas pretas
5 ramos de manjericão (só as folhas)
castanha de caju a gosto
azeite a gosto
 
 
Bata tudo no processador.* Acrescentamos um pouquinho da água da azeitona, também.* Deixe que vire uma pasta.
 
 
Para o macarrão:
Cozinhe o espaguete grano duro, escorra e misture ele ainda quente com a pasta de tomate seco. Rende bastante (vc provavelmente não usará todo o pesto).
Dica: use um pouquinho da água do cozimento do macarrão, na hora de servir, para ajudar a criar um molho mais cremoso.
 
  
 
WRAP DE PESTO DE PIMENTÃO VERMELHO
 
 

 
 

2 pimentões vermelhos
1 pitada de páprica picante
castanha de caju torrada a gosto
coentro (opcional)
sal a gosto
azeite a gosto

 
Coloque os pimentões vermelhos em uma assadeira e leve ao forno até assarem. Retire a casca e as sementes e coloque-os em um processador. Junte os demais ingredientes e bata.

Para o Wrap;
Compre um pão sírio de folha (ou mesmo o comum). Corte em quadrado e passe o pesto. Dobre ao meio (em diagonal) e depois novamente ao meio (em diagonal de novo). Fica um triângulo. Coloque na frigideira para dourar os 2 lados. Sirva quentinho. Você pode fazer rolinhos também.
 
 
 
 
Pin It button on image hover