08/12/12
Testamos muitas receitas de Natal que encontramos na internet e, sinceramente, não gostamos de nenhuma (aliás, vamos ficar sem comer tofu por um bom tempo!!!!!..rs..). Pesquisando aqui e ali, decidimos montar uma receita ao nosso gosto. Deu certo. Ainda dá para melhorar o tempero e acertar a consistência, mas ficou ótimo e bem parecido (de visual) com aquela coisa horrorosa que é servida no Natal. Para os que precisam levar pratos em encontros de família, é uma boa opção! Certamente vai chamar a atenção das pessoas, que talvez experimentem o prato. Quem tem alguma coisa contra pratos que se pareçam com carne, pode fazer a mesma receita numa assadeira, em formato de torta. Dá para chamar de torta de cogumelos e grão de bico....
Polenta de grão de bico (para fazer um dia antes)
2 xícaras de farinha de grão de bico
3 xícaras de água ou caldo de legumes caseiro
1 tomate grande
sementes de cominho a gosto
louro em pó a gosto
sal a gosto
2 dentes de alho
1/4 de cebola
1/3 de pimentão vermelho
Bata tudo no liquidificador, coloque numa panela e leve ao fogo até que engrosse e vire uma polenta firme. Despeje num pedaço de papel alumínio e faça uma bola, meio achatada, com a massa (modele). Leve à geladeira até o dia seguinte. obs. Faça furinhos no alumínio. Pode juntar um pouquinho de água, mas é só jogar fora que a massa não fica comprometida.
O tempero dessa polenta, na verdade, fica a seu gosto. Esse é só uma sugestão...
Recheio (para fazer um dia antes também)
50 gr de cogumelo shitake
50gr de cogumelo paris fresco
50gr de shimeji
(você pode usar o cogumelo que quiser)
1 cenoura pequena
1 pedaço de salsão
1 cebola
2 dentes de alho
sal a gosto
Pique a cebola e passe os dentes de alho no espremedor. Refogue em azeite. Passe a cenoura e o salsão pelo processador. Junte na panela. Passe os cogumelos no mesmo processador e junte à panela também. Salgue. Refogue tudo até que esteja macio. Deixe a mistura secar um pouco (não pode ficar muito aguada) e desligue. Leve à geladeira.
Para montar o tender
massa folhada vegana
(pode ser caseira ou a Filo, da marca Arosa)
(pode ser caseira ou a Filo, da marca Arosa)
catchup
No dia seguinte, tire tudo da geladeira. Coloque a bolota de grão de bico numa assadeira, sem o papel aluminio e, com cuidado, abra uma tampa no topo dela com uma colher (pequena). Com a colher ainda, vá retirando, pelo buraco que fez, o recheio da bolota. É como fazemos com as morangas para recheá-las... Quando estiver bem cavado, encha com o recheio de cogumelos. Recoloque a tampa. Não há problemas se rachar um pouquinho. Vamos passar massa folhada ao redor de tudo, então, não vai aparecer.
Corte um pedaço da massa folhada e abra bem fina. Coloque sobre a bolota, com a parte central cobrindo a tampa por onde se escavou. Vire e feche a massa folhada. Vire novamente e deixe a parte lisa para cima. Com uma colher, faça riscos paralelos na massa (sem cortar, apenas desenhos). Passe ketchup por cima da massa e leve ao forno até dourar.
Você pode decorar com frutas, com batatas assadas ou outro legume assado que quiser. Sirva com arroz à grega.