Para mais receitas, entre no nosso site: www.servegana.com

As fotos e receitas deste blog podem ser usadas livremente apenas na internet e com os devido link diretamente para o site www.servegana.com. Agradecemos a compreensão e o carinho de todos.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Folhados



12/12/12
Algumas pessoas nos perguntaram sobre folhados... Bem, costumamos fazer esta receitinha caseira, que é muito mais saudável do que a industrializada e fica bem sequinha. A receita da massa está no nosso livro, também. O amido de milho é quem faz o trabalho....Fica ótima!!

Massa Folhada caseira
 
2 xícaras de farinha de trigo
2/3 de xícara de água
1/3 de xícara de óleo (usamos azeite)
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento químico ou bicarbonato
amido de milho

Aqueça a água e o óleo. Junte os demais ingredientes e misture até que forme uma massa homogênea. Sove. Deixe esfriar. Abra a massa bem fina com um rolo. Polvilhe amido de milho sobre a massa aberta (usamos um coador, para facilitar). Enrole a massa, formando um tubo. Corte o tubo em dois (para facilitar). Abra novamente a massa, achatando o tubo. Corte no tamanho que quiser e recheie. Leve ao forno até dourar.


Sugestão de recheio de carne vegetal
 
1 lata de carne moida vegetal
sementes de cominho a gosto
1 limão
1/2 pimentão vermelho
azeitonas a gosto
alho

Marine a carne no suco do limão e sementes de cominho. Pique o pimentão e o alho e refogue-os. Acrescente a carne marinada e as azeitonas. Espere esfriar para rechear a massa.

Você pode usar milho, cenoura ralada, outros temperos como louro, orégano, enfim, como gostar mais...


Sugestão doce
 
Maçãs
canela
açúcar
uva passas brancas
(tudo a gosto)


Rale as maçãs. Acrescente açúcar. Coloque num coador e esprema até que a água saia bem. Acrescente canela e passas e recheie a massa.




 
Sobre as massa industrializadas, a opção vegana é a Filo (Phyllo), da Arosa. Chegamos a usar a marca Massa Leve, mas descobrimos que ela não é vegana. O SAC nos informou que "pode conter traços de leite" no creme vegetal e na margarina vegetal (nos dois tipos de massa que eles fabricam). As demais massas da Arosa também não são veganas. O próprio SAC deles também nos informou que "contém derivados de leite". Existem marcas americanas, mas dificilmente se encontram no Brasil (se alguém encontrar, por favor nos avise!). Se alguém souber de alguma outra marca, nos envie um e-mail. Estamos sempre abertas para novos aprendizados... Afinal, isso faz parte da proposta de Ser Vegana.
Pin It button on image hover