Para mais receitas, entre no nosso site: www.servegana.com

As fotos e receitas deste blog podem ser usadas livremente apenas na internet e com os devido link diretamente para o site www.servegana.com. Agradecemos a compreensão e o carinho de todos.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Folhado com recheio de risoto de abóbora e acelga

19/09/2012
Fizemos um recheio salgado que ficou muito bom e, acompanhado de uma saladinha, já é uma refeição completa.

Folhado com recheio de risoto de abóbora e acelga
1 copo de arroz arbóreo ou cateto
abóbora (qualquer tipo) em pedaços pequenos (pode deixar a casca)
1 cebola
1 pimentão vermelho
1 punhado de salsinha
amêndoa em lascas a gosto
1 saquinho de caldo de legumes
1 pacote de massa folhada vegana
algumas folhas de acelga
azeite
 
massa do folhado
 
2 xícaras de farinha de trigo
1/3 de xícara de óleo
2/3 de xícara de água fervendo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento ou bicarbonato
 amido de milho
 
Para a massa:
Leve o óleo e a água ao fogo. Em uma tigela, misture a farinha de trigo com sal e o fermento químico. Acrescente a mistura quente aos poucos, mexendo com uma espátula. Deixe esfriar e trabalhe com as mãos até obter uma massa homogênea. deixe esfriar. Abra com um rolo, bem fina e polvilhe amido de milho sobre a massa. Enrole. Corte o rolo em dois (para facilitar) e abra novamente, só que no sentido contrário ao enrolado, ou seja, no sentido do comprimento. Corte no tamanho que quiser, recheie e asse.
Escalde a acelga e deixe no escorredor. Refogue e cebola, o pimentão e a abóbora e coloque o arroz. Vá acrescentando o caldo de legumes (dissolvido em água quente previamente) aos poucos. Quando atingir a consistência ideal de risoto (não muito seco nem muito molhado), desligar o fogo e acrescentar azeite, amêndoas em lascas e salsinha. Deixar esfriar para rechear a massa. Coloque um punhado de risoto em uma folha de acelga e enrole formando um charutinho (as quantidades dependerão do tamanho da massa folhada que comprar). Enrole o pedaço da massa em volta da acelga e asse até a massa dourar.
 
 
Obs. As massas folhadas industrializadas usam margarina vegetal na composição. Conversando com o Sac da empresa Massa Leve, nos foi informado que eles não usam ingredientes derivados de leite na massa, mas disseram que a margarina vegetal pode conter traços de leite. Decidimos, diante dessa informação, não mais usar a Massa Leve, como não usamos o chocolate da garoto, que tb pode conter traços de leite. Cada um pode optar por usar ou não. Estamos em contato com outras marcas e, assim que tivermos respostas, postaremos.
Pin It button on image hover