Fizemos um teste usando o sagu num prato salgado e o resultado ficou delicioso! É uma salada diferente, bem temperada e pode ser servida como entrada para receber os amigos.
1/2 xícara de sagu
3 tomates
1 colher de sopa de missô
1/2 brócolis japonês cortado em raminhos pequenos
1 espiga de milho
500 ml de água
1/2 limão vinagre espremido
azeite a gosto
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
alho poró picado a gosto
azeitonas verdes picadas
salsinha picada a gosto
Bata os tomates, o missô e a água no liquidificador. Coloque numa panela e acrescente o sagu. Deixe marinar por 30 minutos. Acenda o fogo e cozinhe o sagu por mais 30 minutos ou até que fique transparente e mole. Se necessário, acrescente mais água. A mistura vai engrossar e é normal. Retire do fogo, e coe. Usamos um coador de metal. Caso não tenha, deixe esfriar um pouco para coar. Não precisa coar muito bem, apenas retire a água, deixando um pouco do molho grosso na peneira. Coloque o sagu coado numa vasilha e reserve. A parte do molho que sobrou pode ser usada num feijão ou numa sopa posteriormente.
Numa frigideira, refogue o alho poró. Acrescente o milho, o brócolis e a azeitona. Salgue e deixe cozinhar até que o milho esteja mole e o brócolis ao dente. Se preferir um brócolis mais mole, acrescente um fio de água e tampe. Desligue o fogo e misture os ingredientes da frigideira ao sagu. Acrescente o limão, azeite a gosto (geralmente colocamos 3 partes de azeite para uma de limão), a salsinha e leve ao refrigerador até que esteja bem geladinha. Sirva.