20/03/15
Esta massa de nhoque fica muito leve. O molho muita gente já conhece.... Saborosíssimo.
Para a massa do nhoque
5 bananas verdes
1 xicara e meia de farinha de arroz
sal a gosto
Retire as bananas do cacho sem que abram a ponta (têm que estar inteiras, sem cortes). Coloque água para ferver numa panela de pressão aberta. Quando a águia estiver fervendo, jogue as bananas. Esse choque térmico é importante. Tampe a panela e deixe pegar pressão. Quando começar a apitar, conte 8 minutos. desligue a panela e deixe que esfrie sozinha. Quando estiver sem pressão, abra e retire as bananas. Abra as bananas e retire o miolo, colocando-os num processador. As cascas podem ser usadas em outras preparações. Bata os miolos e deixe essa pasta esfriar.
Quando fria essa pasta, acrescente o sal e a farinha, aos poucos, até obter uma massa firme, moldável. Faça rolinhos e corte os nhoque no tamanho que quiser.
Numa panela grande, coloque água e leve ao fogo até ferver. Acrescente sal e, quando estover fervendo, jogue os nhoques. Quando subirem à superfície, retire-os. Disponha-os num prato e jogue o molho por cima. Sirva.
Para o molho de tomates falso
1/2 abóbora moranga pequena picada ou 2 cenouras picadas
1 beterraba média picada
1 cebola picadinha
3 dentes de alho picadinhos
um ramo grande de manjericão
louro em pó
1 ramo de tomilho ou a gosto
sal a gosto
3 xícaras de água
óleo para refogar a cebola e alho
Refogue o alho e a cebola, acrescente a moranga e beterraba. Salgue. Acrescente a água e as ervas todas. Deixe ferver até que os legumes estejam bem macios. Bata no liquidificador ou com um mixer de mão.
Este é o molho de tomates falso básico. Você pode variar o tempero. Uma outra opção de ervas que fica ótimo é louro, tomilho e alecrim.
Você pode, ainda, acrescentar palmito, cogumelo paris, milho, etc. Fica muito bom.